QUINOA
Introdução
Chenopodium quinoa Willd. é uma planta originária dos Andes,proveniente da Bolívia e considerada um cereal sagrado pelos Incas, cultivada há anos pela população local e que foi recentemente redescoberta pela comunidade científica, em razão do seu alto valor biológico como alimento.
A quinoa ou quinua é um cereal que contém várias propriedades benéficas à nossa saúde. O principal mérito da Quinua é que seus grãos possuem proteína de alto valor biológico, ou seja, é bastante aproveitada pelo organismo humano pois possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso organismo precisa para funcionar corretamente.
Considera um grão é nutritivo que foi qualificado como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, por seu extraordinário valor nutritivo. Sendo comparada apenas, ao leite materno, com o valor de suas proteínas superior ao de todos os demais cereais. Alem de gorduras “boas” – que contribuiem para a redução do colesterol “ruim” no sangue
Além das proteínas são encontradas: vitaminas A (importante para a saúde dos olhos), B1, B2 e B3 (relacionados ao bom funcionamento do sistema nervoso central), B6 (ligada aos processos inflamatórios), E e C (antioxidantes, ou seja, previnem danos as nossas células) e os minerais, ferro (previne anemia); fósforo e potássio (ligado ao bom funcionamento dos músculos), magnésio (relacionados aos processos antiinflamatórios), zinco (constituinte do sistema imune) e o cálcio (contribui para boa formação dos ossos e dentes).
Revisão Bibliográfica A quinoa é uma planta anual ginomonóica (flores femininas e hermafroditas na mesma planta), pertencente à família Chenopodiaceae, como o mastruz, a beterraba e o espinafre verdadeiro (incomum no Brasil). O período entre a emergência e a maturação fisiológica é de 145 dias. Ela pode crescer em diversos tipos de solo, incluindo solos marginais com amplo leque de pH. A quinoa é um cultivo