QUINCAS FINAL 2
A morte e a morte de Quincas Berro D’água
Giovanna Saccoman
Luciana Gonsalez
Mariah Prado
Nicole Kyriakos
SÃO PAULO
2014 – 1RPA
Romance: é uma obra literária que apresenta narrativa em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla.
A obra “A morte e a Morte de Quincas Berro D'Água” foi publicada em 1959, escrita por Jorge Amado e é considerada uma de suas obras-primas. “A Morte” é um Romance que faz parte da segunda fase do modernismo brasileiro.
A obra tem um texto que se mostra poético, enxuto e debochado, fazendo críticas a burguesia da época em relação ao seu comportamento.
Enredo
O livro traz no enredo a história de Joaquim Soares da Cunha, que mais tarde recebeu o apelido de Quincas Berro D’Água. Quincas ganhou esses apelido por um dia beber um copo com que achava ter bebida alcóolica e na verdade ter bebido água, ele então soltou um grito de “Água”. Todos que estavam por perto ouviram e começaram a rir. Em toda sua composição, o enredo busca desvendar as duas ou até três mortes de Quincas. Joaquim era um homem respeitável, funcionário exemplar que atuava na Mesa de Rendas Estadual. Um trabalho que segundo Quincas era sufocante, graças às pressões “de uma formalidade vazia e inútil”, trabalhou lá até os seus cinqüenta anos. Ele era casado com Otacília com quem teve uma filha, Vanda.
Certo dia Joaquim decide abandonar todos para levar uma vida boêmia, com bebedeiras e prostitutas. Essa teria sido sua primeira morte, pois tendo Joaquim se transformado em Quinca ele teria consumado sua morte moral, se tornando assim uma vergonha para família.
O rompimento ocorre quando sua filha, está para se casar com Leonardo Barreto, “uma reprodução fiel” do estilo de vida de Joaquim; sendo a diferença que o jovem está satisfeito com o que tem. Quando a filha comunica o noivado e apresentado o