Quimíca
Água, sais minerais, glicídios e lipídios, proteínas, vitaminas
Água
• Água
Aproximadamente 70% da superfície da Terra está coberta por água e foi no ambiente aquático que surgiram os primeiros seres vivos .
A substância em maior quantidade nos seres vivos é a água. No corpo humano, ela representa cerca de 70% do seu peso, o que significa que uma pessoa de 70 kg contém quase 50 kg de água.
Conseguimos sobreviver algumas semanas sem comida, mas poucos dias (de 4 a 7) sem água. A perda de 20% de água corpórea (desidratação) pode levar à morte, e uma perda de apenas 10% já causa problemas graves.
•
A molécula da água
A molécula de água é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, que formam um ângulo de 104,5°.
Embora a ligação química entre um átomo de hidrogênio e um de oxigênio seja formada por elétrons de ambos, o átomo de oxigênio atrai mais fortemente esses elétrons, que, assim, ficam mais próximos dele. Com isso, a molécula de água apresenta uma região positiva – a dos hidrogênios – e uma negativa – a do oxigênio -, formando uma molécula apolar ou um dipolo
(figura 3.1). Por causa dessa estrutura, a água possui uma série de propriedades importantes para os seres vivos, como sua capacidade de dissolver várias substâncias orgânicas e inorgânicas.
Sais minerais
• Sais minerais
Os sais minerais aparecem de três maneiras diferentes nos organismos: dissolvidos na forma de íons na água do corpo; formando cristais, como o carbonato e o fosfato de cálcio encontrados no esqueleto; combinados com moléculas orgânicas, como o ferro na molécula de hemoglobina (que ajuda a levar o oxigênio para as células), o magnésio na clorofila e o cobalto na vitamina B12.
Nos seres vivos, os sais possuem várias funções; por exemplo: formam o esqueleto de muitos animais, atuam no transporte de oxigênio, na fotossíntese, no equilíbrio de água no corpo, na transmissão do impulso nervoso.
Mas, atenção: suplementos de sais minerais só