quimioterapia
Atitudes que podem evitar complicações
• Não fume.
• Não consuma bebidas alcoólicas.
• Evite alimentos condimentados e muito açucarados.
• A higiene oral deve ser feita com escova com cerdas macias e fio dental.
• Não use colutórios, exceto quando indicado pelo dentista ou equipe médica. Repouso
A fadiga durante o tratamento é um efeito colateral comum. Submetido a estes tratamentos, em especial, a radioterapia, o organismo despende grande quantidade de energia na reparação de estruturas irradiadas. É importante que você reconheça seus novos limites e os respeite, estabelecendo horários de descanso ao longo do dia.
Dieta
Durante o tratamento, você deve manter uma dieta balanceada, evitando a perda de peso. É muito importante que você corrija eventuais distúrbios durante o tratamento. Sempre que houver diarréia ou dificuldade para alimentação, a equipe médica deve ser avisada.
Sexo
Durante o tratamento do câncer é comum os pacientes relatarem a diminuição do desejo sexual, que comumente é observada em ambos os sexos. Esta alteração não esta relacionada aos tratamentos especificamente e sim ao estresse causado pelo diagnóstico e todas as consequências e mudanças decorrentes dele. Mulheres em idade reprodutiva devem evitar a gravidez com métodos eficazes. Está mais do que demonstrado que a radioterapia e a quimio podem causar danos ao feto.
Orientações para Enfrentar a Radioterapia
A preocupação com a qualidade de vida favoreceu o desenvolvimento de medicamentos capazes de combater os sintomas do câncer e de reduzir os possíveis efeitos colaterais de seu tratamento. Os principais cuidados necessários durante o tratamento radioterápico variam de acordo com a área do corpo irradiada. O médico e a equipe de enfermagem responsável podem lhe orientar quanto aos cuidados específicos que deverão ser adotados nesse período.
Para a Pele Irradiada
Lave a pele irradiada sempre com sabão suave e água morna.