Quimico
Introdução:
O presente experimento visa a determinação do teor de açúcar em refrigerantes. Trata-se de um tema importante para a sociedade uma vez que tal bebida é amplamente consumida no Brasil e no mundo e é um dos fatores de causa de obesidade, inclusive em crianças. Aqueles que procuram evitar as bebidas açucaradas têm como opção bebidas diet, cujo termo só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína, sódio ou açucar. Uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5g/100ml - esse limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos em que é adicionado suco de fruta.
Os consumidores de produtos diet normalmente apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), e o sal (hipertensos).
Já o termo light pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml ou a redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos similares convencionais e são recomendados, por exemplo, em dietas para perder peso ou simplesmente mais saudáveis.
A determinação do teor do açúcar será realizada por diferença de densidade em relação à água, uma vez que refrigerantes são basicamente uma mistura de água e açúcar e que corantes e aditivos de sabor praticamente não interferem na densidade da bebida e todo gás foi previamente retirado, por agitação, antes da realização do experimento.
Resultados e discussão:
New England Journal of Medicine 30/04/2009 • Portais da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária