Quimica
O pH, potencial hidrogeniônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será, veja o pH de algumas substâncias:
Ácido de bateria - < 1,0
Coca-cola - 2,5
Água Pura - 7,0
Saliva Humana - 6,5 - 7,4
Cloro - 12,5
O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.
O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores.
Os indicadores possuem a propriedade de mudança de cor conforme o caráter da substância, se for ácido ou básico.Um exemplo é o tersol e a fenolftaleína.Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína saí de vermelha e fica incolor na presença de um ácido.
O conhecimento da qualidade do ar de uma região, assim como os impactos decorrentes de sua deterioração são uma de forma a evitar danos a meio ambiente e permitir o gerenciamento das fontes poluidoras. No estado de São Paulo a CETESB monitora continuamente a qualidade do ar por meio de 29 estações, que estão situadas na Grande São Paulo e no interior; porém não há no estado, tampouco no Brasil, uma rede de monitoramento de águas de chuva, que vise sua caracterização quanto ao pH e à composição química. Dados sobre a qualidade das águas de chuva são em geral obtidos a partir de pesquisas de curta duração de grupos de universidade (LARA et al., 2001; MELLO, 2001; LEAL et al., 2004;MIGLIAVACCA et. al., 2004) ou da empresa de fiscalização do meio ambiente (CETESB,1994).
Entre os poluentes emitidos por veículos e indústrias, os que mais impactam na deterioração da qualidade do ar são ozônio e material