Quimica
Campus Santo Ângelo
Departamento de Engenharias e Ciência da Computação
Curso de Engenharia Elétrica
Disciplina: Química Geral Experimental I
Volumetria de Neutralização
Alunos:
Anderson Silva de Bastos
Rodrigo Scheid
Felipe Augusto Heckler
Leandro Teikowski
Professora: Juliane Froncheti de Moura
Santo Ângelo, RS, 04 de maio de 2013.
1) OBJETIVO Determinação de ácido acético em vinagre (titulação de um ácido fraco com uma base forte).
2) INTRODUÇÃO A volumetria de neutralização baseia-se na reação de combinação dos íons hidrogênio e hidróxido com a formação de água. O reagente titulante é sempre um ácido forte ou uma base forte, ou seja, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar.
A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação.
3) PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – Materiais e Reagentes * Pipeta; * Becker; * Suporte Universal; * Garra Metálica; * Erlenmeyers; * Bureta; * Balão Volumétrico; * Pipetador; * Acido acético (vinagre); * Água destilada; * Fenolftaleína; * Hidróxido de Sódio
4) PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Colocou-se 10 ml de ácido acético no balão volumétrico, completado com água destilada, até totalizar 100 ml, diminuindo a concentração do ácido. Pegou-se 10 ml dos 100 ml e transferiu-se para o Erlenmeyer e com hidróxido de sódio em um Becker transferiu-se para a bureta completando 25 ml da bureta.
No Erlenmeyer com 10 ml de ácido, adicionou-se 3 gotas de Fenolftaleína. Após o procedimento citado acima, abriu-se uma “torneirinha” da bureta, controlando as gotas de hidróxido de sódio, sobre constante