Quimica
Os Gases que a compõem a atmosfera até 96km com suas respectivas porcentagens por volume:
Nitrogênio (N2): 78,088%
Oxigênio (O2): 20,949%
Argônio (Ar): 0,93%
Dióxido de carbono (CO2): 0,03%
Neônio (Ne): 0,0018%
Hélio (He): 0,0005%
Metano (Ch2);
Criptônio (Kr):0,0001%
Acima de 96 km, perde a homogeneidade; formam-se camadas sucessivas de oxigênio (O2), hélio (He) e hidrogênio (H) atômico.
Descreva pelo menos uma aplicação de cada gás:
Nitrogênio: O transporte de alimentos utiliza o nitrogênio líquido em sistemas de refrigeração e de congelamento, pois este processo ajuda a manter a boa qualidade dos alimentos. Na medicina, utiliza-se nitrogênio líquido para preservar sangue, medula óssea, tecidos, órgãos e sêmen.
Oxigénio: utiliza-se principalmente nas indústrias metalomecânicas como comburente de maçaricos para soldagem e corte de materiais de ferro e aço; utiliza-se também na produção de gás de síntese, quer por oxidação do gás natural quer por redução do vapor de água pelo carbono. Utiliza-se ainda na produção de uma grande variedade de substâncias de interesse industrial, como o acetileno, o peróxido de hidrogénio (água oxigenada), o cloro (por oxidação do HCl), o óxido de etileno, o ozono, etc.
Argônio: este gás tem uma vasta utilização no que diz respeito à conservação de materiais oxidáveis, isto se explica pela propriedade inerte deste gás nobre; Devido a sua pouca reatividade, o Argônio é aplicado em peças de museus para uma melhor conservação das relíquias.
É aplicado em lâmpadas incandescentes para evitar a corrosão do filamento de tungstênio presente neste tipo de lâmpada.
Dióxido de Carbono: O CO2 está presente em águas e refrigerantes gaseificados. O sabor ácido característico destas bebidas é alcançado com a adição desse gás.
O dióxido de carbono gasoso pode ser convertido ao estado sólido “CO2 (s)”, com este