Quimica
JEFERSON FERNANDES RABELO
JOÃO PAULO DORNELAS
KARINA RIBEIRO DA SILVA
MARIELE CRISTINA DE SOUZA
MARILIA CRISTINA ALVES DAMAS
NICOLE APARECIDA GOMES RODRIGUES
SUZANE MÁYRA DA SILVA
P5 – ESTUDO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS:
ÁCIDOS E BASES
Professor: Luciano
PARACATU
SETEMBRO/2013
INTRODUÇÃO
Na aula de Laboratório do dia 22 de outubro (terça-feira), realizamos o Estudo das Funções Inorgânicas: ácidos e bases. Experimento que consistiu em analisar a cor gerada ao pingar três gotas das substâncias Fenoltaleína e Bromotimol em dois béquer distintos compostos por 5 ml de água destilada mais 2 ml de ácido.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
MATERIAIS UTILIZADOS
Para este experimento foram usados béqueres, tubos de ensaio, conta gotas, pipetas, phmetro, e as substâncias Azul de Bromotimol e Fenolftaleína. A pipeta volumétrica é um equipamento calibrado para medida precisa de volume de líquidos, foi utilizado para medirmos a quantidade necessária de líquidos ao experimento e preenchimento dos tubos de ensaio.
Os tubos de ensaio são utilizados principalmente para efetuar reações químicas em pequena escala, como foi o caso deste experimento.
A Fenolftaleína é um exemplo de indicador, quando gotejada em uma substância ela ficará vermelha se tratar de uma base, se não ela ficará incolor.
O Azul de Bromotimol também é um indicador de ácido e base, químicos desenvolveram uma escala que vai de 0 a 14, onde substâncias ácidas tem pH entre 0 e 7 e as básicas entre 7 a 14.
O phmetro é o aparelho que faz as leituras de pH.
As substâncias ácidas utilizados foram: H2SO4; CH3COOH; HCL; NaOH e NH4OH.
PROCEDIMENTO REALIZADO
Inicialmente utilizamos a pipeta para medirmos 5ml de água destilada e depositamos em 10 tubos de ensaio identificados, 5 com a letra “a” e 5 com a letra “b”.
Com os tubos preenchidos com a água destilada pegamos o 1º par de tubos, um “a” e outro “b”, medimos com a pipeta 2ml do ácido H2SO4, dois alunos do grupo levaram ao