Quimica
EDUARDO SÁ DOS SANTOS – 3ºB
TRABALHO BIMESTRAL DE QUÍMICA
Adoçantes Artificiais
Engenheiro Coelho
2015
1 Introdução Adoçantes artificiais são substancias sintéticas que dão sabor adocicado a alimentos, possuem baixo teor calórico e seu principal uso é substituir a sacarose e a frutose adoçantes naturais que possuem alto teor calórico.
O presente trabalho apresentará um estudo geral sobre Adoçantes Artificiais, sua descoberta e processo de obtenção, bem como benefícios ou problemas decorrentes de sua utilização na alimentação.
2 Acesulfame Acesulfame-K é um adoçante dietético, descoberto em 1967 e que obteve a aprovação da FDA em 1988 para uso em alimentos como: doces; bebidas; gomas de mascar (chicletes).
É um sal de potássio sintético obtido a partir de um composto ácido da família do ácido acético.
Seu nome IUPAC é potassium 6-methyl-2,2-dioxo-2H-1,2λ6,3-oxathiazin-4-olate.
Sua fórmula molecular e estrutural são respectivamente:
C4H4KNO4S e
Suas funções químicas são respectivamente : Cetona, Éter
O acessulfame K é seguro para uso por todos os grupos populacionais, inclusive crianças e mulheres grávidas ou amamentando. É usado na Europa desde 1983 e nos EUA desde 1988. Nos Estados Unidos, o acessulfame K recebeu aprovação para uso como adoçante de finalidade geral em dezembro de 2003.
3 Aspartame
O aspartamo ou aspartame é um aditivo alimentar utilizado para substituir o açúcar comum e foi criado em 1965 pela empresa americana G.D. Searle & Company e comprada posteriormente pela Monsanto. Ele tem maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e é menos denso. O aspartamo geralmente é vendido junto com outros produtos. É o adoçante mais utilizado em bebidas. É formado quimicamente por (L-fenilalanina e L-aspártico), sendo que a fenilalanina se encontra metilada no grupo carboxílico, formando um éster metílico