QUIMICA
É Possível observar a evolução da engenharia Civil ao longo dos anos, podemos afirmar que atualmente o resultado tem sido gratificante com a ajuda de ciências que guiam o projeto com sucesso. Dentre essas ciências podemos citar a Química, essa é responsável pelo estudo da matéria, suas transformações e também a energia envolvida nessas transformações; Contudo é permitida a expansão da Engenharia Civil, e seus procedimentos se estendem a favor da resolução de problemas sociais.
Desenvolvimento
Podemos afirmar que o condicionamento térmico de um ambiente é um fator de alto custo no consumo de energia, em 1992 chega no Brasil o sistema de aquecimento de ambientes pelo piso, mesmo o preço limitando a população da aderência dessa técnica por conta do uso de material importado, as vendas têm crescido 20% ao ano.
O aquecimento concedido no ambiente é realizado através de um cabo elétrico disposto como uma serpentina dentro do contra piso, o cabo se aquece, propagando o calor pelo piso e então para o ar. Um termostato (destinado a manter constante a temperatura) é programado para deixar o ambiente com uma temperatura mínima sendo acionado em dias frios. Sobre o contra piso é instalada uma camada de isolante térmico - poliuretano, vermiculita ou EPS de alta densidade, réguas plásticas são fixadas em uma camada de argamassa nivelada e cintas calefatores de aço inoxidável revestidas com PVC ficam presas, formando a serpentina por toda a laje. Cobrindo o sistema, é colocada a argamassa para proteção mecânica e instalado o piso.
Uma grande vantagem dessa técnica é manter a temperatura constante sem retirar umidade do ambiente, assim proporcionando uma melhor saúde aos ocupantes da residência, além de estudos demonstrarem que o consumo de energia do aquecimento do piso é 38% mais econômico em relação aos aparelhos de ar condicionado. Fator de suma importância no desenvolvimento econômico, social, ambiental sustentável que faz parte de uma conduta química para o