Quimica
Para que serve?
A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo.
Qual a importância?
É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes.
Como funciona?
A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador. O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou Erlenmeyer.
Figura 001
A Figura 001 ilustra um aparelho de destilação simples.
Balão de Destilação
A solução a ser destilada é aquecida no balão de destilação Figura 002. Aumentando-se a temperatura da solução, esta chega à ebulição, e o vapor é forçado a passar pelo condensador. Dentro do balão são adicionadas algumas pedrinhas de porcelana, que, devido à alta porosidade fornecem uma grande superfície de contado para as pequenas bolhas que se formam na solução, controlando-as, evitando um excesso de turbulência na ebulição. Figura 002 é a ilustração de um balão de destilação
Condensador
O condensador (Figura 003) é um tubo de vidro cercado por um fluxo contínuo de água termostatizada (. O vapor, vindo do balão, entra em contato com as paredes frias do condensador e condensa. O líquido é, então, recolhido o recipiente. Este líquido é chamado destilado, e o líquido remanescente no balão é chamado resíduo de destilação.
Figura 003 é a ilustração de um condensador.
Uma Curiosidade
A primeira tarefa da destilação simples é colocar a mistura no balão e ligar o sistema