quimica
Propriedades periódicas
As propriedades periódicas são características ou tendências que certos elementos químicos podem revelar segundo a sua posição na tabela periódica e ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem e decrescem em cada período da Tabela Periódica.
O raio atômico representa a distancia entre o centro do núcleo e sua camada mais externa, mais conhecida como camada de valência, Geralmente, o raio atômico cresce conforme aumenta o número de camadas e diminui com o aumento do número atômico. Assim, numa mesma família, o raio aumenta de cima para baixo. E, no mesmo período, da direita para a esquerda.
Energia de ionização é a energia mínima para que o átomo perca um elétron. Em cada família ou grupo (colunas da Tabela Periódica) a energia de ionização diminui com o aumento do número atômico – diminui de cima para baixo, devido ao efeito de blindagem.
Afinidade eletrônica (ou eletroafinidade), propriedade periódica, é a energia que um, e somente um átomo, em estado fundamental, no estado gasoso, libera ao "ganhar" um elétron.
Alguns elementos tem mais facilidade de reagir com outros como, por exemplo, os metais que são eletropositivos, tem tendência a perder elétrons, oxidando-se, funcionando como agente redutor.
.
Identificação dos ácidos e bases
É possível identificar se o material é acido ou base, o ácido tem um gosto azedo, assim como frutas cítricas como o limão, já as bases possuem um sabor mais amargo, como o sabão, mas nem sempre é possível identificar pois existem bases e ácidos muito fortes, variando o pH, quando o pH é 7, o material é neutro, a partir de 7 é básico abaixo de 7ele é acido, variando de 0 á 14, quanto mais próximo de 0 e 14 mais forte e mais mal ao ser humano o acido ou a base pode causar.
Por isso existe outras formas de saber se o material é acido ou básico, existem indicadores de pH como a fenolftaleína, ao adicionar a fenolftaleína ao