quimica
Departamento de Química
Curso de Licenciatura Plena em Química
Disciplina de Química Experimental L I
“Soluções Eletrolíticas e Reações Iônicas”
Recife, 06 de Novembro de 2013.
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Química
Curso de Licenciatura Plena em Química
Disciplina de Química Experimental L I
“Soluções Eletrolíticas e Reações Iônicas”
Docente: Valberes Nascimento.
Discentes: Carlos Henrique Lucena Araújo. Gisele da Silva Tavares Ferreira. Karolyne Santos da Silva.
Objetivos
Conceituar eletrólitos fortes e fracos, dissolução, dissociação iônica, grau de dissociação e força de ácidos e bases; Associar a condutividade elétrica de uma solução à presença de íons; Identificar a ocorrência de reações químicas; Escrever equações iônicas.
Introdução
A análise inorgânica toma como norte as reações químicas executadas em soluções aquosas. Em alguns casos especiais, são utilizados outros tipos de solventes. Consequentemente, e de suma importância ter o conhecimento sobre as características das soluções aquosas. Uma solução é definida pela homogeneidade do produto obtido quando um soluto é dissolvido no solvente. As substâncias são classificadas em dois grupos de acordo com a condutividade elétrica em soluções. A primeira classe é das substâncias que conduzem corrente elétrica, estas são dissociadas resultando na formação de íons. A segunda classe é constituída pelas substâncias que quando dissolvidos em água, não apresentam condutividade elétrica, com isso não formam íons [Vogel’s, 1990].
As substâncias que em meio aquoso possuem condutividade elétrica são denominadas de eletrólitos, e as que não possuem essa característica são não eletrólitos, um grande exemplo deste segundo caso é a