Quimica
Fol
i clo nário re – C de Q om uí m ida i s T ca ípic as
Significado e Origem do
Folclore
Podemos
definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país. Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do
Brasil: Boitatá, Boto, Curupira, Lobisomem, Mula sem cabeça, Saci Pererê, dentre outros.
Comida Típica – Mungunzá
O mungunzá é uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco levemente triturados, cozidos em um caldo contendo leite de coco ou de vaca, açúcar, canela em pó ou casca, cravo-da-índia, além de uma pitada de sal.
Qual sua origem folclórica?
O prato faz parte da culinária nordeste, onde é apreciado durante todo o ano, diferentemente de outras iguarias de milho, que são geralmente encontradas no período junino.
Qual sua composição nutricional?
Carboidratos: 39,2g = 13,07 %; Proteínas: 4,4g =
5,87 % Gorduras totais: 3,4g = 6,18 %; Gorduras saturadas: 0 g0 %; Fibra alimentar: 0,4g = 1,6 %
Quantas calorias possui?
Calorias (valor energético): 205 kcal = 10,25 %
Receita do Mungunzá
Ingredientes:
1
xícara e meia (chá) de milho para canjica (200g)
mesma medida (da lata) de leite
4 cravos da índia
1 pedaço de pau de canela
1 vidro de leite de coco (200ml)
canela em pó para polvilhar
Modo de Preparo:
De véspera, deixe o milho de molho em água fria. No dia, leve o milho ao fogo em panela de pressão com dois litros de água fria e deixe cozinhar por 1 hora. Depois de cozido, junte o leite, os cravos-da-índia e a casca de canela e deixe ferver em fogo baixo por mais 10