quimica
Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum produto novo.
FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DAS
REAÇÕES
A rapidez ou a velocidade com que se formam ou se rompem as ligações dependem da natureza dos reagentes.
Temperatura
Temperatura: grau de agitação das partículas que aumenta a probabilidade de colisões.
Com o aumento da temperatura, também aumenta o número de moléculas com energia igual ou superior à energia de ativação. Havendo mais moléculas com energia maior ou igual à de ativa- ção, aumenta a velocidade da reação. Com o aumento da temperatura, as moléculas se agitam mais, fazendo com que a probabilidade de colisões efetivas aumente. Assim, a velocidade da reação aumenta. Alimentos na geladeira demoram muito mais para estragar do que no ambiente. Isso porque as reações químicas feitas pelos microorganismos decompositores são retardadas pela temperatura baixa.
Há uma regra que foi formulada no século XIX pelo holandês Jacobus Henricus van’t Hoff que diz que um aumento de 10 graus Celsius na temperatura do sistema que irá reagir duplica a velocidade da reação. Hoje, sabe-se que essa regra apresenta várias exceções, mas ela é, muitas vezes, útil para se fazerem previsões