quimica
Os produtos tóxicos compreendem uma infinidade de materiais diferentes, desde produtos radioativos até os simples produtos de limpeza. Assim, a facilidade de exposição é muito grande, o que exige orientação e informações de advertência nas embalagens desses produtos.
Em química, a acetona (também conhecida como dimetilcetona, 2-propanona, propan-2-ona ou simplesmente propanona) com fórmula química CH3(CO)CH3, é um composto orgânico sintético que também ocorre naturalmente no meio ambiente. É um líquido incolor de odor e sabor fáceis de distinguir. Evapora facilmente, é inflamável e solúvel em água.
Obtenção da acetona
A acetona é produzida principalmente por processos de desidrogenação ou peroxidação do álcool isopropanol. Uma das formas de se obter a acetona é pela oxidação do álcool secundário 2-propanol (isopropanol), utilizando uma mistura de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou ácido sulfúrico concentrado (H2SO4).
Outro método consiste no aquecimento a 300 °C do acetato de cálcio 5 :
Ca(C2H3O2)2 → C3H6O + CaCO3
É produzida em vários tipos de indústrias como de papel, plástico, farmacêutica, de limpeza, tinta e produtos similares, químicos de chiclete e madeira. Aproximadamente 80% da acetona é produzida como um co-produto do fenol.6
Principais Sintomas:
A ingestão causa irritação gástrica, dor e vômito. A inalação pode causar sonolência, dor de cabeça, irritação nasal e da garganta e vertigem. Em altas concentrações tem ação narcótica e pode causar depressão do sistema nervoso central. Na pele causa ressecamento e dermatites. Nos olhos causa irritação e danos à córnea. Classificação do Produto Químico: Produto classificado pela ONU como inflamável.
Materiais:
- Béquer;
- Bastão de vidro;
- Espátulas;
- Funil de Separação;
- Balão de três bocas;
- Rolha;
- Suporte para funil;
- Condensador;
- Termômetro;
- Pedras de porcelana porosa;
- Manta aquecedora;
- Banho de gelo
- Erlenmeyer.
MÉTODOS.
A acetona será preparada a partir