Quimica
CO2(aq) + H2O(aq) ↔ H2CO3(aq) ↔ HCO3-(aq) + H+(aq)
O ácido puro não pode ser isolado, apesar de poder ser produzido em soluções de éster a menos 30 graus Celsius. O ácido carbônico dá origem a dois sais: carbonatos e monoidrogenocarbonatos. É um ácido fraco por que tem preferência a se decompor, sobrando poucas moléculas para se ionizarem.O que faz com que a dissolução do solvente seja lenta, tornando as partículas cada vez menores, por isso existe turvação da água e é difícil que exista deposição da substância sólida que se pretende diluir.
Atualmente, existem pesquisas que revelam que o ácido carbônico puro pode ser obtido no estado sólido e no estado gasoso, na ausência total de água, que atua como catalisadora na sua decomposição. Encontrado na cerveja, água tônica. O ácido carbônico é responsável pelo gás nos refrigerantes. O ácido carbônico se decompõe em bolhas de água de carbono. Ka a 25 °C= 4.45E-7
O nitrogênio é um componente que entra na composição de duas moléculas orgânicas de considerável importância para os seres viventes: as proteínas e os ácidos nucleicos.
Embora presente em grande concentração no ar atmosférico, essencialmente na combinação molecular N2, poucos são os organismos que o assimilam nessa forma. Apenas certas bactérias e algas cianofíceas podem retirá-lo do ar na forma de N2 e incorporá-lo às suas moléculas orgânicas.
Contudo, a maioria dos organismos não consegue reter e aproveitar o nitrogênio na forma molecular, obtendo esse nutriente na forma de íons amônio (NH4+), bem como íons nitrato (NO3-).
Algumas bactérias nitrificantes na superfície do solo realizam a conversão do nitrogênio, transformam a amônia em nitratos, disponibilizando esse elemento diretamente às plantas e indiretamente aos animais, através das relações tróficas: