quimica
Química Geral Experimental
PROFESSOR ISRAEL CRESCENCIO DA COSTA
1o Semestre de 2014
Introdução ao Laboratório de Química Geral
Introdução Qualquer ciência tem os seus aspectos empíricos. Todo cientista precisa obter números que concordem com as observações. É natural, portanto que a educação de um aluno inclua alguns trabalhos experimentais. Na Química a realização de experiências é fundamental. A química apresenta técnicas específicas a aprender, princípios gerais a serem demonstrados na prática, reagentes com os quais deve familiarizar-se, e assim por diante. Qualquer que seja a especialização na engenharia que você venha a seguir, você terá que aprender um certo número de técnicas básicas e sendo assim esse curso experimental tem o objetivo de introduzi-lo nestas práticas. Você terá a oportunidade de aplicar conceitos teóricos previamente estudados e discutir resultados experimentais. Como esta é a primeira disciplina experimental do Departamento de Engenharia do IFAL-Palmeira comentaremos a seguir alguns itens relevantes com respeito ao laboratório e ao curso propriamente dito.
1. Segurança Um laboratório de Química é um lugar perigoso, e todo o cuidado é pouco na prevenção de acidentes. Adotaremos por isso algumas normas gerais, que deverão ser rigorosamente observadas, não só para evitar ocorrências infelizes, mas também para que o trabalho transcorra de forma segura e organizada. Os seguintes itens devem ser rigorosamente observados:
A. Considere qualquer substância corrosiva e perigosa merecendo portanto manipulação cuidadosa e evitando-se contato com o corpo. Se sua pele ou olhos forem atingidos lave com água abundante e avise ao instrutor. Nunca prove nenhuma substância, nem aspire nenhum vapor diretamente.
B. O uso da bata é aconselhável, já que seu corpo e roupas ficam mais protegidos.C. Qualquer substância derramada deve ser imediatamente enxugada. Os