quimica
Aminas são compostos orgânicos que possuem um, dois ou três grupos orgânicos (alquil ou aril) ligados a um átomo de nitrogênio. Elas são classificadas como primárias (RNH2), secundárias (R2NH) e terciárias (R3N). Deve-se observar que os termos primários, secundários e terciários têm um significado diferente do já usado em outros grupos. No caso das aminas, eles se referem ao número de grupos orgânicos ligados ao nitrogênio, independentemente da natureza destes.
Ex.
Existem compostos em que o nitrogênio está ligado a quatro grupos (alquil, aril ou hidrogênio) neste caso, o nitrogênio é carregado positivamente, sendo o composto denominado sal de amônio.
Se somente grupos alquila estiverem ligados ao nitrogênio, as aminas serão denominadas alifáticas. Se pelo menos um grupo aril estiver diretamente ligado ao nitrogênio, a amina será denominada aromática.
Exemplos de aminas:
Em 1860 o farmacêutico americano Dr. John Remberton preparou pela primeira vez um extrato de duas plantas a Cola acuminata e Erythroxylon coca que possuíam em sua constituição a molécula de cocaína. Este extrato por sugestão de seu sócio, Frank Robinson, passou a ser comercializada como um refresco, passando a ser denominada “Coca-cola”. Em 1902 foi proibida a utilização de extrato de E.coca nesta bebida, mas mesmo assim ela continuou sendo muito popular. Apesar da cocaína ser considerada de uso ilícito, ela foi o primeiro composto a ser utilizado como anestésico local para cirurgia de olhos e extração de dentes.
8.1. Estrutura e propriedades físicas
Aminas são substâncias moderadamente polares, elas têm ponto de ebulição que são mais altos que os alcanos, mas geralmente menores do que alcoóis de peso molecular comparável. Moléculas de aminas primárias e secundárias podem formar ligações de hidrogênio entre si e à água. Moléculas de aminas terciárias não podem formar ligações de hidrogênio entre si, mas podem formar