Quimica
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim Cuprum) e tem número atómico 29. É considerado um metal de transição estando localizado no grupo 11, 4º período, bloco d da tabela periódica. (1)
Tabela1: Propriedades do cobre.
Propriedades atómicas Informações diversas
Massa atómica 63,6 Electronegatividade 1,90
Raio atómico 135 (145) pm Condutividade eléctrica 59,6 x 106/m ohm
Raio covalente 138 pm Condutividade térmica 401 W/(mK)
Configuração electrónica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 3d10 1ª energia de ionização 745,5 kJ/mol
É um dos metais mais importantes industrialmente e á temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. Tem uma coloração avermelhada, é dúctil, maleável e bom condutor de electricidade. Em solução aquosa apresenta-se normalmente como Cu(H2O)2+ (embora também forme catiões monopositivos) e tem uma cor azul-cobalto característica. O óxido de cobre (II), formado quando o cobre é aquecido em presença de oxigénio, tem cor negra.
Tal como os outros metais, o cobre apresenta uma baixa energia de ionização, logo um elevado poder redutor.
Actualmente é utilizado essencialmente para a produção de materiais condutores de electricidade, como fios e cabos, e em ligas metálicas, como latão e bronze.
O ciclo de cobre é um conjunto de reacções que começam numa liga de cobre para formar cobre puro, que possa ser utilizado novamente. É por isso um processo de reciclagem de cobre.
Ciclo de cobre: Figura 1: Ciclo de cobre
As reacções observadas ao longo do ciclo de cobre são: As reacções acima referidas são reacções de oxidação – redução. Este tipo de reacções ocorre quando ocorrem transferências de electrões. Neste tipo de reacções existem dois tipos de substâncias – o oxidante e o redutor. Oxidante é a espécie química que, numa reacção química, capta electrões, isto é, é reduzida, provocando a oxidação da outra espécie. O oxidante é o aceitador de electrões. Redutor é a espécie química que, numa reacção química,