Quimica
Carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídeos ,açúcares, ou hidratos de carbono , são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono,hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.
2- Como se divide os açúcares? Dividem-se em dois grandes grupos: os simples e os complexos. Entre os simples (formados por uma ou duas unidades de açúcar), encontram-se a frutose (açúcar da fruta), a glucose, a galactose, a sacarose (açúcar comum), a lactose (açúcar do leite) e a maltose (açúcar da cevada e outros cereais). Nos complexos (compostos por muitas unidades de açúcares simples), destaca-se o amido (presente nas massas, cereais...). O que conhecemos como açúcar de mesa é a sacarose, e provém da cana de açúcar ou da beterraba açucareira.
3- O que é monossacarídeos?
Os monossacarídeos são carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula. O "n" da fórmula geral pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses (C5H10O5) e as hexoses (C6H12O6). São relativamente pequenos, solúveis em água e não sofrem hidrólise.
4- O que é um dissacarídeos?
Dissacarídeos, dissacáridos ou dissacarídios são cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica. A variação entre as unidades de monossacarídeos garante a existência de um grande sortimento de dissacarídeos sintetizados pelos seres vivos.
5- O que é polissacarídeos?
Os polissacarídeos são carboidratos grandes, às vezes ramificados, formados pela união de mais de dez