QUIMICA
FACULDADE SANTO ANTÔNIO
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: QUIMICA ORGÂNICA
PROFESSOR: GERALDO CAMPOS
PROCURANDO A VITAMINA C
TERESINA
2014
SUMÁRIO
1 RESUMO 2
2 INTRODUÇÃO 3
3 PARTE EXPERIMENTAL 4
3.2 MATERIAIS E REAGENTES 4
3.2 PROCEDIMENTO 4
4 RESULTADOS 5
5 DISCURSSÃO DOS RESULTADOS 6
6 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 RESUMO
Veremos que a partir da vitaminaC, é possível determinar a quantidade da mesma, em diferentes tipos de sucos, através da adição de gota ou gotas de iodo neles, obtendo assim a coloração azul.
2 INTRODUÇÃO
A vitamina C, com o nome genérico dado ao ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel encontrado nas frutas cítricas que possui múltiplas funções, essa vitamina atua na fase aquosa como um excelente antioxidante sobre os radicais livres.
A vitamina C é uma molécula ácida com forte atividade redutora, derivada de açucares (hexoses) e é um componente essencial da maioria dos tecidos. Ela pode ser sintetizada a partir de açucares como glicose e é facilmente absorvida no organismo.
Na determinação da vitamina C, a extração e o preparo da amostra devem ser considerados com extremo cuidado, tendo em vista a grande sensibilidade á degradação do ácido ascórbico, para a extração, são normalmente utilizadas soluções ácidas que previnem a oxidação por íons metálicos e inativam a enzima oxidase.
O objetivo da prática é mostrar que a vitamina C promove a redução do iodo a iodeto, que em solução aquosa e na ausência de metais pesados é incolor. Dessa forma, quanto mais ácido ascórbico um determinado alimento contiver, mais rapidamente a coloração azul inicial da mistura amilácea desaparecerá e maior será a quantidade de gotas da solução de iodo necessária para restabelecer a coloração azul.
3 PARTE