quimica
Estas manipulações das informações contidas no código genético são conhecidas como Engenharia Genética. O código é retirado da célula viva e manipulado fora dela, modificando, assim, a estrutura. Os alimentos transgênicos possuem vantagens e desvantagens. Os pontos positivos são: aumento da produção de alimentos, melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos, maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento. Por outro lado, os pontos negativos são: aumento nas reações alérgicas, plantas que não são modificadas geneticamente podem ser eliminadas no processo de seleção natural, as transgênicas são mais resistentes às pragas e pesticidas, aumento de resistência aos pesticidas o que gera maior consumo deste tipo de produto e, apesar de eliminar pragas que prejudicam a plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode matar populações benéficas como abelhas, minhocas, etc. positivo : segundo apontado por organizações internacionais como a ONU, é o aumento da produtividade. Mais resistentes a pragas e também aos agrotóxicos, as culturas transgênicas podem ser colhidas mais rapidamente e com menos perda, o que resultaria no ganho para o agricultor e, também, na diminuição dos preços dos alimentos – um fator importante no combate à fome.
A modificação genética possibilita ainda a geração de alimentos enriquecidos, com maior quantidade de vitaminas, por exemplo, do que suas versões não modificadas. Com menos agrotóxicos, os transgênicos apresentariam características mais benéficas ao consumo humano, com alterações previstas de maneira mais controlada.
Negativo: Os opositores aos transgênicos, porém, enxergam todo este cenário de forma bem diferentes e enumeram desvantagens