quimica
Kekule
Carbono tem quatro valências (tetravalente) e situa-se no planoAs 4 valencias do carbono são iguais, equivalentesFormam cadeias
Le Bel Van hoff
Carbono é tetraédrico e situa-se no espaçoO carbono tem suas quatro valências representadas pelos vértices de um tetraedoregularEm um carbono so com ligações simples o anglo de ligação é de 109.28´Nos compostos orgânicos a ligação é covalente , existe um compartilhamento deelétrons.Geometria molecularAo redor do átomo central , os pares eletrônicos ligantes ( que se ligam aos outrosátomos) e os não ligantes ( pares eletrônicos livres se repelem, tendendo a ficar tãoafastado quando possívelObs com esse afastamento Maximo a repulsão entre os pares eletrônicos será mínimae portanto a estabilidade da molécula como um todo será máxima. ( exemplo,imaginar os H como balões na ligação do metano
Estrutura das moléculas orgânicas
As moléculas orgânicas são, por vezes, mais complexas que as inorgânicas. Isso porque os átomos de carbono são tetravalentes e conseguem formar cadeias longas e relativamente estáveis. Devido a essa característica, compostos constituídos por macromoléculas podem ser constantemente produzidos através de sínteses orgânicas.
O exemplo mais difundido da química orgânica é a síntese de Wöhler, que consiste na primeira demonstração de síntese orgânica através de um composto inorgânico:
Nessa reação, o cianato de amônio (inorgânico) recebe energia através de uma fonte de calor (aquecimento) e dá origem a uréia. Portanto, essa síntese orgânica não possui mais que um reagente e se baseia no rearranjo dos átomos da molécula de NH4OCN.
Estrutura das ligações simples
Os átomos dos gases N2 e O2 estão unidos por meio de ligação covalente. Para entender esse tipo de ligação, vamos analisar, antes, o gás cloro (Cl2).
Nesse gás, dois átomos de cloro estão unidos. Isso acontece porque o cloro apresenta apenas sete elétrons na camada de