Quimica
Neste trabalho, discutimos a respeito das ligações metálicas e suas propriedades físicas, da importância da reciclagem do alumínio e o impacto que a reciclagem desse material tem no nosso meio ambiente. Podemos ver também como que a reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável, pois ele está presente no nosso dia a dia e seu uso e reciclagem é eterno.
Outro aspecto discutido é sobre a eletrólise ígnea que é o processo utilizado para a obtenção do alumínio. A palavra eletrolise significa eletricidade e decomposição, ou seja, decomposição por eletricidade. Aos longos dos anos a eletrólise se desenvolveu substancialmente e suas aplicações foram utilizadas pelas indústrias na produção de metais e também não metais.
2.0 Ligações metálicas
É uma ligação entre metais e metais. Os metais são elementos químicos, que podemos encontra-lo na tabela periódica, apresentam propriedades únicas diferentes das outras substancias, por exemplo, ametais, gases, etc. Na composição atômica temos a camada de valência, então os elétrons se movem por essa camada, se mantendo atraídos eletromagneticamente pelos cátions, permitindo assim, a formação de moléculas de metais dos próprios metais. Os átomos metálicos se aproximam em arranjos tridimensionalmente ou geometricamente muito bem definidos. A camada de átomos, pode se estender para os cinco lados, tendo assim uma grande mobilidade eletrônica. Uma ligação metálica ocorre quando dois metais se unem, formando sólidos cristalinos. Temos nessa ligação metais com vontade de doar, esses, perdem os elétrons que estão na ultima camada, sendo assim, os elétrons ficam soltos. Os íons de carga positiva, aprisionados em uma espécie de nuvem eletrônica, formando assim um fluxo de elétrons.
A estrutura do metal nos concede uma ótima capacidade de ser condutor de corrente elétrica, os metais são condutores de eletricidade estando no seu estado sólido ou liquido (ex: metal