quimica
A velocidade das reações química pode ocorrer em escalas de tempo muito amplas. Por exemplo, uma explosão pode ocorrer em menos de um segundo, a cocção de um alimento pode levar minutos ou horas, a corrosão pode levar anos, e a erosão de uma rocha pode ocorrer em milhares ou milhões de anos.
Temperatura
A temperatura é um dos fatores que mais influem na velocidade de uma reação. De fato, um aumento de temperatura aumenta não só a frequência dos choques entre as moléculas reagentes, como também a energia com que as moléculas se chocam. Desse modo, como resultado da teoria das colisões , aumenta a probabilidade de as moléculas reagirem — ou seja, aumenta a velocidade da reação.
Muitos fatos que ocorrem em nosso dia a dia podem servir para demonstrar a relação entre a mudança na velocidade das reações e a mudança de temperatura. Por exemplo, quando aumentamos a chama do fogão para cozer os alimentos mais depressa ou quando usamos a panela de pressão para atingir temperaturas mais altas e acelerar o cozimento; ou, ao contrário, quando usamos a geladeira para diminuir a velocidade de deterioração dos alimentos.
Concentração: A velocidade de uma reação depende da concentração dos reagentes, pois ela está relacionada com o número de choques entre as moléculas, de forma que, quanto maior a concentração dos reagentes, maior será o número de colisões e consequentemente, maior será a velocidade da reação. Aumentar o número de concentração nos reagentes em uma reação significa aumentar a quantidade de reagente por unidade de volume. Quando maior for o número de partículas nos reagentes, maior será o número de choques entre elas. Com o aumento do número de choques aumentará a velocidade da reação. Aumentar o número de concentração nos reagentes em uma reação significa aumentar a quantidade de reagente por unidade de volume. Quando maior for o número de partículas nos reagentes, maior será o número de choques entre elas. Com o aumento do número