quimica
1. IntroduçãoO presente trabalho surge no contexto de Química Inorgânica II que tem como tema Operações de Simetria nos Cristais, e que visa compreender as operações de simetria nos cristais.
Operações de simetria nos cristais é o tema macro do trabalho, onde ao longo do mesmo encontraremos vários subtítulos relacionados com o tema descrever: elementos de simetria e as formas de sua operacionalização, os resultados da operacionalização e os caracteres de cada grupo.
A determinação da simetria de uma molécula não poderá ser feita com base apenas em observações, mas através da determinação dos elementos de simetria, que são: identidade, rotação própria, reflexão, rotação imprópria (rotação-reflexão) e inversão. Estes elementos de simetria são caracterizados por conceitos geométricos: rotação é um eixo (segmento de recta); reflexão é um plano e inversão, um ponto. O estudo da determinação dos elementos de simetria, relembraremos a definição de três conceitos básicos da geometria: ponto, recta e plano. O ponto é aspecto geométrico, que sendo uma posição no espaço, pode ser localizado através das coordenadas cartesianas x, y, z; Pode ser definir uma recta como sendo um número infinito de pontos em sequência e Plano constitui a conjunto infinito de rectas.
A análise de simetria é uma das técnicas mais abrangentes da química e fornece também a base para a determinação das estruturas e das propriedades de materiais contando um número praticamente infinito de unidades que se repetem.