Quimica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO: QUÍMICA
Professor: Silas Varella Fraiz Junior
Disciplina: Química Orgânica Experimental 1 – IC 357
[pic]
Thais de Mattos Rodrigues – 200864504-3
Seropédica, 2011
✓ Objetivo
Promover a destilação fracionada na separação dos componentes de uma solução cujos pontos de ebulição difiram de menos de 80° C.
✓ Introdução
A destilação é um processo de separação no qual utiliza-se o ponto de ebulição para separar o líquido mais volátil da solução. Sendo o método mais comumente utilizado para remoção de um solvente, separação e purificação dos componentes de uma solução de líquidos, ou ainda, separar líquidos de sólidos.
Existem quatro métodos de destilação: destilação fracionada, simples, à pressão reduzida e azotrópica. A destilação simples é utilizada para separar componentes de uma solução constituída de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não sendo uma forma muito eficaz para separação de líquidos com pontos de ebulição bem próximos.
Na destilação fracionada ocorrem várias destilações simples, embora não sejam independentes umas das outras. Pode ser utilizada para separação de dois ou mais líquidos de diferentes pontos de ebulição. Durante o aquecimento da solução, é separado, primeiramente o líquido de menor ponto de ebulição, depois o que possui ponto de ebulição intermediário, e assim sucessivamente até o líquido com o maior ponto de ebulição.
Nessa destilação é utilizada a coluna de fracionamento, que separa os líquidos que têm ponto de ebulição bem próximo, os menos voláteis condensam e voltam. Ela é utilizada para aumentar a eficiência da destilação.
As substâncias menos voláteis, que se misturam no estado gasoso ao entrarem em contato com os pratos teóricos condensam-se e retornam para a solução. Sendo assim, a coluna de fracionamento se