quimica
Objetivos
Estudar, experimentalmente, a variação da velocidade de reação em função da variação da concentração de um dos reagentes.
Introdução teórica:
A cinética química estuda a velocidade das reações e os fatores externos que podem alterar essa velocidade, como a concentração dos reagentes, por exemplo. Quanto maior a concentração dos reagentes, maior é a probabilidade de colisões efetivas, menor é o tempo de reação e maior é a velocidade de reação.
A velocidade média de uma reação química pode ser definida como a variação da concentração de reagente na unidade de tempo. No experimento a velocidade para cada concentração inicial de iodato foi determinada como o inverso do tempo de aparecimento da cor azul.
Iodo em contato com a parte interna de uma batata gera composto de coloração azul devido ao amido contido na batata. Uma forma de identificar iodo em solução é adicionar a ela goma de amido que, na sua presença, adquire coloração azul.
Na reação de iodato em excesso com bissulfito contendo goma de amido forma-se iodeto. Devido ao iodato estar em excesso e, estando o meio acidificado, ele reage com o iodeto formado, gerando iodo molecular que na presença de amido forma composto de coloração azul.
A concentração de uma solução diluída (Cf) a partir de um volume conhecido (Vi) de uma solução concentrada (Ci) pode ser determinada assim: Ci x Vi = Cf x Vf, sendo Vf o volume da solução após diluição. - Concentração: Nesse caso, faça várias soluções A, com diferentes quantidades de iodato e de água. Por exemplo, faça uma solução com 30 mL de iodato e 50 mL de água, outra com 40 mL de iodato e 10 mL de água, e, no último caso, use apenas o iodato e não acrescente água. Coloque, então, cada uma dessas soluções em um frasco e adicione 50 mL da solução B. Novamente, observe e registre o que ocorre em cada frasco, considerando o tempo decorrido para a mudança de cor.
- Estado