Quimica
O tratamento da água tem por objetivo condicionar as características da água bruta, isto é, da água como encontrada na natureza, a fim de atender de médio à qualidade necessária a um determinado uso.
A água a ser utilizada para o abastecimento público deve ter sua qualidade ajustada de forma a: atender aos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde e aceitos internacionalmente; prevenir o aparecimento de doenças de veiculação hídrica, protegendo a comando, saúde da população; tornar a água adequada a serviços domésticos; prevenir o aparecimento da cárie dentária nas crianças, através da fluoretação; proteger o sistema de abastecimento de água, principalmente tubulações e órgãos acessórios da rede de distribuição, dos efeitos danosos da corrosão e da deposição de partículas no interior das tubulações.
O tratamento da água pode ser parcial ou completo, de acordo com a análise prévia de suas características físicas, químicas e biológicas. O tratamento coletivo é efetuado na Estação de Tratamento de Água (ETA), onde passa por diversos processos de depuração.
Introdução
Partículas mais pesadas do que a água podem manter-se suspensas nas correntes líquidas pela ação da turbulência. Anulando-se ou diminuindo-se a velocidade de escoamento das águas, reduzem-se os efeitos da turbulência, provocando a deposição das partículas.
Sedimentação ou Decantação
Trata-se de uma operação mecânica de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos imiscíveis.
Para que a separação se realize, é condição necessária que o sólido se tenha depositado, previamente, no fundo do recipiente contendo a mistura a decantar, ou,no caso de dois líquidos, que estes sejam imiscíveis e se disponham em camadas perfeitamente separadas, de acordo com as respectivas densidades.
Partículas sólidas muito pequenas neste método de separação podem afetar a duração, a decantação poderá durar vários dias. Quando estiver