Quimica
_______________________________________________________________
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA – 3° MÓDULO
Trabalho de Corrosão
(Ligas Metálicas)
Flávia Talita Tavares,
Giuliana Monteiro, Nithielle Ferreira, Patrícia Vasconscelos.
Química Orgânica Teórica
Turma: 231 Q. P
Belo Horizonte, Setembro de 2014.
1. BRONZE: Propriedades:
O bronze é uma liga metálica homogênea composta pela mistura de cobre e estanho, podendo conter porções de outros elementos, com objetivos específicos pra cada uso. Apresenta-se na forma de um metal quase dourado, é maleável e dúctil, possuir características bastante peculiares, seu nome tem origem persa “biring” e significa cobre. Quando exposto ao ar atmosférico por períodos prolongados é recoberto por uma camada castanha escura de óxidos dos metais envolvidos em sua composição.
Porcentagem e Aplicações:
De acordo com a tabela 1, os materiais presentes na composição do bronze são:
Tabela 1
Ligas do Bronze:
Características e aplicações:
Cu + Sn + Zn
Contem cerca de 2% de zinco e seu uso são nas fabricações de parafusos, porcas e válvulas, após ser submetido a tratamento térmico adquirem resistência elevada. São soldáveis com eletrodos de bronze fosfatizado.
Cu + Sn + Pb
Essas ligas variam na composição de chumbo possuindo 7%, 8%, 12% e 15% recebe também o nome de bronze vermelho, possui características bastante peculiares como resistência mecânica, térmica e química sendo amplamente utilizada na fabricação de peças industriais artesanais entre outros usos que exijam as propriedades concernentes a liga.
Cu + Sn + Al
Contêm em média 6 %, 12% e 20% de alumínio sendo utilizadas na fabricação de equipamentos e válvulas que exigem alta dureza, resistência mecânica e química sendo utilizados para fabricação de peças resistentes ao atrito como canhões de irrigação agrícola, hélices, bombas d’água e equipamentos para aplicação de agrotóxicos.
Cu + Sn +