Quimica
Por meio de reações orgânicas pode-se obter um grande número de produtos orgânicos, desde os mais simples até os mais complexos, muitos deles, úteis em muitos processos ou até mesmo no cotidiano.Estas são divididas em três tipos: Adição, Substituição e Eliminação.
Uma estratégia para obtenção haletos de alquilas é através de Reação de Substituição Nucleofílica,. Existem dois tipos de substituições nucleofílicas as SN1 e as SN2. Em uma reação SN1, a etapa determinante da velocidade é unimolecular.
Pode-se visualizar este estágio como a dissociação heterolítica (dissociação em íons) do haloalcano em um ânion haleto e um íon molecular carregado positivamente,um carbocátion. Esse carbocátion é atacado imediatamente pelo nucleófilo. O produto dessa reação é o ácido conjugado de um álcool, que doa imediatamente um próton para uma molécula de água próxima.
Em uma reação SN2, o estágio determinante da velocidade é bimolecular. O grupo que sai, o grupo que é deslocado na reação, parte e, simultaneamente, o grupo entrante,o grupo que substitui o grupo deslocado, forma uma ligação. A reação ocorre como uma etapa simples e concertada.
Uma reação SN1 é favorecida por haloalcanos que têm grupos volumosos junto ao local do centro da reação. Uma reação SN2 é favorecida por haloalcanos que têm um centro de reação desobstruído O método mais geral de preparação de haletos de alquila é a partir de alcoóis. A forma mais simples de se converter alcoóis é reagindo com HCl, HBr ou HI, numa reação de substituição,originando os haletos de alquila.
ROH + HX RX + H2O (X = Cl, Br, I) Na pratica realizada objetiva-se a obtenção do cloreto de t-butila a partir de um alcool terciário. Para a separação do produto formado dos reagentes, aposta-se na baixa solubilidade do cloreto de t-butila em água, levando a formação de uma fase aquosa e outra orgânica. Para purificação,utilza-se a