quimica
Centro de Referência em Educação Profissional
- CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA -
RELATÓRIO 1: LIMPEZA DAS VIDRARIAS E A SUA IMPORTÂNCIA NOMES: Marcos Fernandes Matheus Moosher
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PROCEDIMENTO DE LIMPEZA DE VIDRARIAS Devem estar perfeitamente limpas as vidrarias quando forem ser utilizadas para uso em laboratório. É necessário conferir sempre as vidrarias lavadas, uma vez que devem ser lavadas com sabão ou outro desengordurante mais eficiente. Em seguida deve-se passar água deionizada, para que o objeto fique totalmente limpo, colocando-as em cima de lenços de papel para que não ocorra contaminação com as vidrarias.
2. FLUXOGRAMA
3.RESULTADOS E DISCUSSÃO
Observou que com a limpeza das vidrarias, as médias ficaram mais precisas e exatas.A exatidão das medidas é relacionada ao seu valor verdadeira, já a precisão é relacionada com a concordância das medidas, quanto menos tiver dispersão maior será a precisão.
Todos as análises foram precisas, percebendo-se que a pipeta e a bureta ficaram com uma precisão maior que a proveta, e teve uoscilação gritante da proveta para o copo de becker e para o erlenmeyer.
4. CONCLUSSÃO
Com a execução das práticas em laboratório, observou-se que as vidrarias devem estar bem limpas, para não ter erros. Percebemos que no laboratório temos dois tipos de vidrarias, as que são chamadas de "TC" e "TD".
As vidrarias TC são usadas para conter os líquidos, tais como o copo de becker, erlenmeyer, mas já as vidrarias TD são usadas para dispensar, tais como pipeta, bureta.