quimica
ELETRIZAÇÃO: todos os corpos são formados por átomos, os quais possuem cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons) que inicialmente estão em igual quantidade sendo os corpos, portanto neutros.
Conforme os corpos interagem ente si este “equilíbrio” se desfaz passando os corpos a terem mais elétrons ou mais prótons, passando assim, a terem cargas elétricas e chamamos isto na física de eletrização.
DE QUE FORMA PODEMOS ELETIZAR UM CORPO?
Eletrizar um corpo consiste em tirar elétrons do mesmo ou adicionar mais elétrons fazendo com que ele assuma uma carga e pode ser feito de 3 formas: atrito, contato e indução
Atrito: atritam- se 2 corpos de materiais diferentes, uns deles vai te a tendência a ganhar elétron e tornar- se negativo enquanto que o outro perde o elétron ficando positivo, e sabemos qual material ganha ou per elétron através de uma tabela chamada série triboelétrica.
Contato: um corpo neutro ao tocar um corpo com carga passa a dividir a carga do corpo carregado.
Ex1: um corpo neutro toca em um corpo positivo de 5C.... resultado a carga positiva de 5C é dividida entre os dois e cada um fica carregado positivamente com 2,5C.
Ex2: um corpo de -10C toca em um outro de 2C.... resultado a soma das cargas dos dois é de -8C que passa a ser dividida entre os dois ficando cada um com -4C. (macete: somam- se as cargas dos corpos e dividi- se por 2!)
Indução: um corpo carregado aproxima- se de um neutro fazendo com qu os elétrons do corpo neutro que se encontram espalhados por toda a superfície do mesmo passem a se localizar em um único lugar gerando assim, dois pólos: um positivo e um negativo.
Observação: as eletrizações por atrito e contato são permanentes enquanto que a por indução ´´e temporária, tirando o corpo carregado de perto, o corpo neutro volta a ser neutro.