quimica
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Análises químicas são utilizadas em todos os alimentos que estão no nosso dia a dia, elas são essenciais para perceber se o alimento é muito ácido ou básico e também o comércio exige um produto de qualidade, sendo então, necessárias essas analises.
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, no qual também avalia se cada alimento está no seu teor apropriado.
Na aula prática realizada, foi analisado um produto comercial e calculado a veracidade do teor de ácido. O produto era o vinagre, que nele a maior parte contém ácido acético, no rótulo está descrito que permite a quantidade desse ácido é de 4 a 6%.
2 DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE
Nesta seção serão apresentadas as partes teóricas dos experimentos realizados em laboratório, tendo como objetivo, mostrar melhor a compreensão dos mesmos.
2.1 ÁCIDO ACÉTICO
O ácido acético C2H4O2 é um líquido incolor de cheiro irritante e penetrante e sabor azedo, que é quimicamente denominado de ácido etanóico.
Ele é o principal constituinte do vinagre, que é uma solução aquosa de 4 a 10% em massa de ácido acético. Ele foi obtido pela primeira vez por meio do etanol do vinho, que se oxida com o oxigênio presente no ar. Daí a origem do seu nome, pois vinho azedo vem do latim acetum que significa “vinagre”.
O uso desse composto é muito antigo, inclusive, as legiões romanas que conquistaram grande parte do mundo, conhecidas no século III a.C., marchavam longas distâncias e levavam consigo um frasco contendo vinho azedo diluído. Essa mistura de ácido acético estimulava a salivação dos soldados e diminuía a sensação de sede.
Pode-se produzir o ácido acético por meio da oxidação do metanol, pela destilação da madeira e a partir de derivados do petróleo. Além de ser usado como tempero na alimentação, o ácido acético também é usado na produção de acetato de vinila