Quimica
04 0curiosidades e variedades
São informações obtidas de um dos Mestres-Cervejeiros da Antarctica. É para acabar com certos mitos, do tipo, ´´ meu sem colarinho etc. Além disso, leiam com atenção o item 11.
01 – Uma latinha de cerveja tem exatamente a metade das calorias de um copo de suco de laranja (sem açúcar!). Já aquela calabresa com cebola frita que sempre acompanha…
02 – Cerveja sai pronta da cervejaria: não pede, portanto, envelhecimento. Quanto mais jovem for consumida, melhor será seu sabor. Dura em média 90 dias.
03 – Deve ser guardada em pé, em lugar fresco e protegida do sol, para evitar oxidação prematura.
04 – Deve resfriar na geladeira sem pressa. ´´Não coloque no freezer, pois a violência no congelamento prejudica a bebida´´ afirma Cássio Picolo, um dos maiores experts de cerveja no Brasil.
05 – Depois de gelada, deve ser consumida e jamais voltar à geladeira.
06 – A temperatura ideal para saborear as do tipo pilsen é entre 4 e 6 graus. Tomá-las ´´estupidamente geladas´´ como se diz, prejudica tanto a formação de espuma na cerveja, quanto ´´adormece´´ as papilas gustativas, comprometendo o sabor.
07 – Copos e canecas pequenos e de cristal são os ideais, pois mantêm melhor a temperatura e a espuma. Evite canecas de alumínio, que, além de feias, tiram o prazer de apreciar o visual do líquido dourado.
08 – Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida: acabam com o colarinho e liberam o gás carbônico, deixando o líquido meio choco. Idem para resíduos de detergente.
09 – ´´Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia, ensina outro expert, Norberto D Oliveira Neto. ´´Dois dedos de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação do gás carbônico.´´
10 – A espuma cremosa revela a persistência e bom estado da cerveja. Para aproveitá-la melhor, sirva derramando uma dose. Depois, espere baixar o colarinho. Em seguida, incline o copo até 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe.