QUIMICA
Aula 1 – Lesão celular
Patologia é o estudo das doenças. Então é um assunto extremamente abrangente. A medicina é a ciência que estuda as doenças, as previne, trata e cura. Na realidade, existem muitos aspectos que se sobrepõem entre o conceito de medicina e o de patologia, mas obviamente nós não temos a intenção de estudar todos os aspectos de uma doença, nós estudamos alguns aspectos da doença, que eu vou apresentar pra vocês.
A patologia estuda quatro aspectos da doença:
- a etiologia: causa da doença
- a patogenia: é o mecanismo de desenvolvimento da doença. Por exemplo: uma bactéria (agente causal) que invade nosso organismo, o que ocorre depois disso, como a doença evolui, isso é patogenia.
- aspectos morfológicos: compreende o que nos conseguimos visualizar a olho nu, que se chama macroscopia, como por exemplo inspecionar uma lesão de pele, inspecionar um tumor de mama macroscopicamente e vou começar a fazer um diagnóstico baseado nos aspectos morfológicos dessa doença, e depois aspectos morfológicos da microscopia óptica, então eu vou pegar um microscópio, vou fazer uma lâmina e vou estudar essas alterações microscópicas. Obviamente, nós iremos reconhecer as doenças depois que nós estudarmos e reconhecermos os tecidos e a anatomia normal, aspectos morfológicos normais. Eu sempre vou comparar com o normal. Os exames anatomopatológicos são baseados exatamente nesses aspectos morfológicos.
- alterações morfológicas: alterações estruturais características (esses 2 últimos itens ela não fala na aula, mas imagino que estejam no slide)
- distúrbios funcionais e significado clínico: consequências
A patologia é dividida em patologia geral e patologia especial.
A patologia geral pesquisa as alterações básicas da doença e compreende quatro grandes capítulos:
-lesão celular, adaptação celular, morte celular
- alterações hemodinâmicas: hemorragia congestão, edema, trombose, embolia, infarto
- inflamação e reparo
- neoplasias
Na