Quimica
Procedimento a Com auxílio de uma pinça metálica, leve diretamente à chama de um bico de Bunsen, um pedaço pequeno de fita de magnésio e, com um béquer recolha as cinzas. Adicione água ao béquer até cobrir as cinzas e misture 1 gota de solução de indicador fenolftaleína. Anote as observações.
R: Neste procedimento primeiramente, forma-se o óxido de magnésio e libera hidrogênio na forma gasosa:
Mg + H2O ---> MgO + H2
Então, as bolhas que são observadas são devido ao hidrogênio que é liberado em forma de gás. Porém, o MgO é um óxido de metal alcalino terroso, o que faz com que ele seja reativo com água, formando bases (chamamos de óxido básico). Como ainda tem água suficiente para reagir, forma-se o hidróxido de magnésio:
MgO + H2O ---> Mg(OH)2
Apesar de ser muito pouco solúvel, o hidróxido de magnésio dissolve-se em uma pequena quantidade, e, portanto, se dissocia em íons Mg²+ e OH-. Quando uma solução possui íons OH- dissolvidos, ela tem caráter básico, e a fenolftaleína, que é um indicador básico, apresenta cor vermelha, indicando que uma base foi formada na reação. b Num tubo de ensaio adicione 5 gotas da solução de AgNO3 0,1 mol/L e 5 gotas de solução de NaCl 0,1 mol/L. Anote as observações.
R: A reação entre cloreto de sódio e nitrato de prata pode ser representada pela equação:
NaCl + AgNO3 --> NaNO3 + AgCl
Em soluções aquosas o AgCl fica na forma de um precipitado branco, que com a exposição à luz começa a ficar com uma coloração escura devido à reação de redução da prata formando prata metálica. Mas se nessa solução acrescentar hidróxido de amônio forma-se um cátion complexo o diamin-prata Ag(NH3)2^1+ cujo sal