quimica
O sódio é um mineral que junto com o cloro formam o Cloreto de Sódio (conhecido como o sal de cozinha), muito utilizado nas preparações de alimentos. Além disso o sódio também é encontrado nos alimentos industrializados, mas nem sempre notamos sua presença, pois a única forma de sabermos sua quantidade é lendo o rótulo. Mas será que você se preocupa em ler o rótulo dos alimentos que consome?
A informação nutricional encontrada na rotulagem dos alimentos é obrigatória e isso não é a toa. É através dela que podemos nos prevenir de diversas doenças crônicas não transmissíveis, entre elas a hipertensão, as doenças renais e cardiovasculares. Como saber se um alimento é rico em sódio?
De acordo com o Ministério da Saúde, se a quantidade de sódio for superior a 400mg em 100g do produto alimentício, ele é considerado um alimento rico em sódio, sendo prejudicial a saúde, devendo ser evitado. Vale ressaltar que estimativas demonstram que a população brasileira tem consumido cerca de 12g de sal por dia, mais que o dobro do recomendado. Essa pode ser a explicação para os últimos dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para mortes por doenças crônicas não transmissíveis. Entre essas doenças está a hipertensão, as doenças cardiovasculares e as doenças renais, enfermidades provenientes do consumo excessivo de sal. E os dados são alarmantes, 60% das mortes notificadas em todo o mundo.
São encontrados em diversos alimentos naturais e industrializados
XAMPUS
Xampus são produtos químicos que se destinam a lavar, higienizar e perfumar os cabelos e o couro cabeludo.
Os xampus podem se apresentar como cremes, géis ou líquidos, tendo fórmula específica de acordo com a finalidade do uso: se para cabelo seco, normal ou oleoso.
Os produtos que entram na formação dos xampus são basicamente: agentes detergentes, espessantes, emulsionantes, umectantes, solubilizantes, sequestrantes, corantes, conservantes,