Quimica
Após a extração do petróleo, o transporte se dá por oleodutos até os portos de embarque. Grandes petroleiros dão seqüência ao transporte até os terminais marítimos a que se destinam, onde, novamente, através de oleodutos, o petróleo é bombeado até as refinarias.
Inicialmente o petróleo é aquecido em um forno, sendo praticamente vaporizado, e direcionado para uma coluna de fracionamento provida de várias bandejas. A temperatura da coluna varia em função da altura, sendo que no topo encontra-se a menor temperatura.
Os hidrocarbonetos de massas molares maiores, ainda líquidos, permanecem no fundo e são separados para sofrerem, posteriormente, uma destilação a pressão reduzida. Os mais leves, no estado gasoso, tendem a subir na coluna, resfriando-se. Quando esses vapores atingem uma bandeja com temperatura inferior ao ponto de ebulição de uma das frações, eles se condensam e são retirados da coluna. Os vapores restantes borbulham através dessa fração já líquida e passam para a bandeja superior, onde o mesmo processo se repete e outra fração é liquefeita e retirada; isso ocorre sucessivamente ao longo de toda uma coluna, que pode estar equipada até com 50 bandejas.
Existem diversas formas de transportar o petróleo e seus produtos acabados das indústrias até os consumidores. Para isso, são necessário meios que possam levá-los para seus clientes, utilizando as diferentes formas de transporte. Temos o ferroviário, o aéreo, o dutoviário, o hidroviário e o rodoviário.
Modais de Transporte é o meio pelo qual os produtos são transportados até chegar ao consumidor final, podendo chegar através de trens, carretas, dutos, aviões e navios.
É muito importante o tempo de entrega para o cliente (ideal que se cumpra o prazo) para que o mesmo possa ficar satisfeito. Isso pode ser feito usando uma boa logística e avaliando qual seria a melhor forma de transportar o produto.
O preço (o melhor custo/benefício) para o receptor dos produtos, pode ser