QUIMICA
Materiais e Reagentes - Bico de Bunsen - Níquel Cromo - Vidro de Relógio - Béquer - Espátula - Água - Cloreto de Bário
- Cloreto de Manganês
- Cloreto de Potássio
- Cloreto de Ferro III
- Cloreto de Magnésio
- Cloreto de Zinco
- Bórax.
Procedimento Experimental
Ligou-se o Bico de Bunsen e aqueceu-se o níquel cromo, em seguida mergulhou-se na água e limpou-se bem. Após constatarmos que o níquel-cromo estava devidamente limpo, iniciou-ses a queima de todos os reagentes obedecendo a seguinte ordem: cloreto de bário, cloreto de manganês, cloreto de potássio, cloreto de magnésio, cloreto de ferro (III) e cloreto de zinco. Limpou-se sempre o níquel–cromo com água e aqueceu-se com o bico de Bunsen, pra certificar-se de que não nenhuma impureza no níquel-cromo que fosse interferir na cor da chama emitida pela queima do reagente anteriormente usado.
9
RESULTADOS E DISCUSSÕES: REAGENTES RESULTADO DO GRUPO RESULTADOS NA LITERATURA
Cloreto de Bário Verde amarelado Verde amarelado
Cloreto de Manganês Faíscas laranjas Verde Claro (com faíscas)
Cloreto de Potássio Roxo (Violeta) Roxo (Violeta)
Cloreto de Magnésio Laranja Laranja
Cloreto de Ferro III Laranja (com faíscas) Laranja (com faíscas)
Cloreto de Zinco Incolor Verde Turquesa
OBS.: Ao pesquisarmos os sais na internet, nossas fontes mostravam apenas uma cor determinante na chama, e pode ocorrer que a fonte não seja segura e obter dados corretos.
Obtivemos em nossos experimentos, os resultados do Cloreto de Bário, do Cloreto de Potássio, do Cloreto de Magnésio e do Cloreto de Ferro (III) iguais à literatura, como mostra a tabela acima, mas no caso do Cloreto de Zinco e do Cloreto de Manganês não obtivemos sucesso, pois pode ter sido mal limpado o níquel cromo, ou até mesmo algum outro sal que foi utilizado anteriormente, que pode ter caído no Bico de Bunsen, alterando