Quimica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUI106 – QUÍMICA TECNOLÓGICA
TAREFA Nº 1
GRUPO MATR.
NOME: Lorenzzo Berger Schaeffer 75040
NOME: Maurício Fieni Netto 75055
VIÇOSA, MG
JANEIRO/2013
1) Obtém-se o cobre metalúrgico ou blister através do processo de ustulação, onde insufla-se ar quente para a purificação do metal, que passa a ter 98,5 % de pureza, contendo resíduos de outros metais, como por exemplo enxofre. O processo é representado pela seguinte reação química:
CuS(s) + O2(g) Cu(s) + SO2(g)
2) Flotação é um método de separação de misturas que é usado na mineração para separar os minérios de suas impurezas, onde tritura-se a rocha e adiciona-se óleo. As partículas de minério vão se fixar no óleo. Ao adicionar água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície e as impurezas ficam no fundo do recipiente.
3) O processo utilizado no refino do cobre metalúrgico é o processo eletrolítico que se baseia num “banho” eletrolítico das placas de cobre a serem refinadas. As chapas de cobre impuro são intercaladas com finas chapas de cobre puro, e ao aplicar uma corrente elétrica ocorre a separação do cobre, que se dissolve no banho como cátion Cu+2 e se desloca pelo eletrólito (sulfato de cobre) até se depositar nas placas iniciadoras, constituindo-se o cátodo de cobre puro. No eletrodo positivo ocorre a oxidação do cobre e do ferro do seguinte modo:
Cu(s)→Cu2+(aq) + 2e-
Fe(s)→Fe2+(aq) + 2e-
E no eletrodo negativo ocorre a redução do cobre sobre o cobre puro, resultando num cobre de 99,96% a 99,99% de pureza:
Cu2+(aq)→ Cu(s) + 2e-
4) Para obter-se quantidades mais exatas de cobre puro. Este possui alta condutividade elétrica e baixa oxidação, logo, quanto mais puro é o cobre, melhor será sua utilização como condutores elétricos e encanamentos, por exemplo.
5) Sim. Quando