quimica
Técnicas de aquecimento
Disciplina: Fundamentos de química.
Curso: Licenciatura em ciências biológica.
Docente: Eliana Arico Aluna: Prontuário:
Jessica do Nascimento Gomes 1373307
Joana Alves Teixeira. 1373315
São Paulo
RESUMO
Os cinco experimentos realizados teve como objetivo, o manejo e a aplicabilidade do bico de Bunsen, aquecimento de H2O (destilada) no béquer, no tubo de ensaio, calcinação de Sulfato Cobre Pentahidratado (CuSO4.5H2O) e banho de areia. No aquecimento das substâncias químicas foram examinados. A prévia mistura de ar e oxigênio no tubo do bico de Bunsen é essencial para se obter uma chama não luminosa sem vestígios de fuligem. O bico de Bunsen é utilizado eficientemente para o aquecimento de substâncias não inflamáveis acondicionadas em béqueres, tubos de ensaio e em cadinhos de porcelana, enquanto o banho de areia é adequado para processos em que um aquecimento uniforme é desejado.
Introdução
O aquecimento de substâncias é um procedimento muito comum em laboratórios químicos. Muitos são os sistemas de aquecimento disponíveis. A escolha do sistema apropriado depende de vários fatores como, por exemplo, inflamabilidade da substância a ser aquecida, taxa e temperatura de aquecimento desejado, entre outros.
O conhecimento das características e aplicabilidade dos principais dispositivos de aquecimento encontrados no laboratório é requerido. Os experimentos tiveram como objetivo a analise de vários sistemas de aquecimento empregados rotineiramente em um laboratório químico. As propriedades da chama produzida pelo bico de Bunsen foram examinadas mediante observação das características da queima de um palito de madeira em regiões diferentes da chama. Líquidos acondicionados em béqueres e em tubos de ensaio foram