quimica
Na aula de química inorgânica vivenciada foi nos apresentado e demonstrado os materiais, sendo esclarecido de como os manusear no laboratório de química, assim nos permitindo observar detalhadamente com quais instrumentos iremos futuramente estudar nas aulas práticas. Sabendo que os conceitos da química origina-se do experimento, pois tais produtos existem riscos de acidentes associado aos materiais e seus usos em laboratório, é também muito importante conhecer as funções de cada equipamento a ser utilizado e o procedimento para usa-lo corretamente garantindo assim a segurança de todos.
Os materiais usados em laboratório são feitos dos mais diversos tipos e modelos (vidros, amianto, cerâmica, metal...) além de conhecer suas funções, modo de limpeza e armazenamento correto, é preciso considerar seus limites físicos e químicos.
Todos os instrumentos deverão estar organizados sobre a bancada para o seu uso, em todo final de aula e atividades, deverá ser limpos e guardados conforme o necessitado pelo professor, em seus respectivos lugares.
2. OBJETIVO
É o reconhecimento e manuseio dos materiais básicos utilizados durante experimentos.
3. MATERIAIS E MÉTODOS Os materiais básicos utilizados no laboratório de química dividem-se em quatro grupos: Materiais de vidro, de porcelana, metálicos e materiais diversos. Analisaram-se as diferenças e semelhanças entre esses equipamentos:
Bequer e Erlenmeyer, ambos servem para dissolver substâncias e aquecer líquidos sobre a tela de amianto. O béquer efetua reações de precipitação, enquanto o Erlenmeyer é utilizado em titulações.
O Bastão de vidro tem como função agitar e transferir líquidos e soluções, sendo usado com outros materiais como, por exemplo, o béquer.
Para fazer pequenas reações é usado o tubo de ensaio, mas diferente do béquer e do Erlenmeyer, pode ser aquecido diretamente