QUIMICA
Células somáticas: células que formam o corpo; diplóide ( 2n = 46 cromossomos) possuem o dobro do numero de cromossomos das células reprodutoras.
Células reprodutoras: gametas e haplóides (n= 23 cromossomos).
São dois tipos de divisão celular: MITOSE; Forman se duas células filhas contendo cada uma exatamente o mesmo numero de cromossomos da célula mão, ocorrendo nas células somáticas e ocorre durante o crescimento de um individuo e nos processos de regeneração dos tecidos do corpo.
INTERFASE: É a fase celular entre duas mitoses , o núcleo interfásico apresenta alta atividade metabólica alem da duplicação do DNA (cromossomos) ocorre a transcrição dos diferentes tipos de RNA, as células crescem o material genético se duplica forma se novas organelas citoplasmaticas e a célula acumula energia para continuar o processo; são três períodos sucessivos:
G1- é o período que acontece a duplicação da célula, reinicio da síntese de RNA e nas proteínas , nos tecidos de rápida renovação, este período é muito curto , as células que não se dividem , permanecem na interfase estão no período G0.
S: é o período que ocorre a síntese , a célula duplica o seu conteúdo de DNA a duplicação e assincronica , diversos cromossomos começam e terminam em momentos distintos .
G2 : é o período que sucede a síntese , é um período de preparativos para próxima mitose.
Prometa Ana Telefonar: prófase – metáfase – anáfase – telófase
PROFASE: faze de mobilização para ação / condensação da cromatina (onde toma forma) /cromossomos com 2 cromátides unidas pelo centrômero / fibras protéicas aparecem no citoplasma distribuídas de externo a externo da célula ( formação do fuso miotico