quimica
Infelizmente a atitude da mãe deve piorar o quadro. Isso porque este descontrole dos esfincteres (os músculos que controlam o ânus e nos permitem segurar as fezes até o local e momento adequado) pode ser sinal de que a criança está se sentindo insegura. O controle das fezes acontece normalmente entre 18 e 36 meses (1 ano e meio a 3 anos) e somente a partir desta idade é que os pais devem se preocupar com as eventuais falhas da criança. E vale reiterar que “o diagnóstico da encoprese só é dado a crianças com mais de quatro anos de idade, que apresentam esse comportamento pelo menos uma vez por mês, por no mínimo três meses”.
Quando crianças acima dos 4 anos têm este comportamento, os pais devem pedir ao pediatra que avalie o caso para verificar se não tem razões orgânicas, medicamentosas ou alimentares. Excluídos estes motivos, é importante buscar acompanhamento de um especialista para entender o que pode estar fazendo a criança agir deste modo.
Agredir ou ameaçar a criança só vai causar um efeito contrário, porque, segundo especialistas, a encoprese (relacionada à constipação – o intestino preso -, impactação e retenção de fezes) em crianças escolares e pré-escolares pode se desenvolver por razões psicológicas, como a ansiedade diante da possibilidade de defecar em local inadequado (escola, ônibus, festa, etc) ou à um padrão de comportamento de oposição, uma forma de manifestar seus sentimentos (ou de escondê-los), mas acima