quimica
Experimento 1- Calor de dissolução do NaOH (hidróxido de sódio) sólido
Em um erlenmeyer de 250 mL colocou-se 100 mL de água destilada e com absorção de umidade pela substancia, assim não alterando a sua massa. Foi então adicionado água no erlenmeyer, agitando-o cuidadosamente, até a dissolução ficar completa. Por fim foi medida a temperatura máxima atingida neste processo.
Experimento 2 - Calor de dissolução do H2SO4 concentrado
Em um erlenmeyer de 250 mL colocou-se 100 mL de água destilada e com o termômetro foi medida a temperatura. Em seguida, colocou-se 3,0 mL (5,5 g) de ácido sulfúrico concentrado à água no erlenmeyer, e novamente foi medida a temperatura para se obter a temperatura máxima obtida no processo.
Experimento 3 - Calor de neutralização ácido-base
Esperou-se as soluções dos experimentos 1 e 2 atingirem a temperatura ambiente, conferindo-a com o termômetro. Em seguida, a solução do experimento 2 foi misturada à solução do experimento 1, onde se encontrava o termômetro. Mediu-se entãoa temperatura máxima obtida na neutralização.
Experimento 4 - Calor de dissolução do NH4Cl (cloreto de amônio) sólido
Em um erlenmeyer de 250 mL colocou-se 100 mL de água destilada e com o termômetro foi medida a temperatura. Em seguida, pesou-se rapidamente 4,0 g de cloreto de amônio em um vidro de relógio. Foi então adicionado água no erlenmeyer, agitando-o cuidadosamente, até a dissolução ficar completa. Por fim foi medida a temperatura mínima atingida neste processo.
Experimento 5 - Verificação do poder energético de uma reação
Colocou-se em uma cápsula de porcelana um pouco de permanganato de potássio sólido e foi acrescentado algumas gotas de ácido sulfúrico concentrado. Com um bastão de vidro contendo um chumaço de algodão enrolado em sua ponta, foi tocada a mistura da cápsula de porcelana.