Quimica
Ciências do Ambiente
Química Geral
Este relatório engloba: * Preparação de soluções ácido-base fortes, e de padrão primário. * Cálculo da concentração de soluções por titulação com padrão primário e secundário.
Docente:
Carlos Jorge Ribeiro Silva
1. Objetivo
* Distinguir os equipamentos de medição de massa ou de volume com base na precisão. * Identificar e reconhecer as características dos reagentes dado o seu grau de pureza. * Aplicar as técnicas mais adequadas à manipulação de reagentes e soluções padrão. * Manipular dados de medidas gravimétricas e volumétricas em cálculos de concentração. * Identificar as características de padrões primários e secundários.
2. Parte experimental i. Material
* Balança digital; * Copo; * Água destilada; * Vareta de vidro; * Proveta; * Balão volumétrico; * Frasco de plástico; * Frasco de vidro; * Bureta de 25 (ou 50 ml); * Suporte; * Erlenmeyer de 100 ml.
ii. Reagentes
* Hidróxido de sódio sólido (NaOH); * Hidróxido de sódio (solução aquosa 1 M); * Ácido clorídrico (solução concentrada 37%); * Ácido clorídrico (1 M); * Hidrogenoftalato de potássio sólido (KHC8H4O4). * Fenolftaleína.
TP 3
TP 3
Preparação da solução de NaOH
Pese numa balança digital, um copo, tarando-o e de seguida junte a quantidade de hidróxido de sódio calculada (1,0 g). Adicione cerca de 10 ml de água destilada e tente dissolver com a ajuda de uma vareta de vidro. Transfira a solução resultante para o balão volumétrico, com a ajuda da vareta de vidro. Enxague repetidas vezes o copo e a vareta com água destilada para o balão volumétrico. Tape o balão e agite-o. Adicione água destilada até perfazer o volume do balão. Enxague um frasco de plástico com uma pequena porção da solução preparada e por último, transfira a solução preparada para o frasco e rotule-o adequadamente.
Preparação da solução