QUIMICA
Os polímeros são de origem orgânica e inorgânica, natural e sintético, cuja estrutura molecular consiste na repetição de unidades, na qual chamam meros. Devido ao seu tamanho, a molécula de um polímero é chamada macromolécula, pois a molécula inicial se uniu a outra, tornando do dímero, trímero e tetrâmero.
Os polímeros têm diversas aplicações, porém são bastante poluidores. E reduzir optando poupar o ambiente ao Maximo. Alguns exemplos de polímeros: plástico, borracha, etc...
2.0 Polímeros adição
2.1 Polietileno e polímeros vinílicos
Na polimerização de adição, todos os átomos do monômero são incorporados na cadeia do polímero. O ponto de partida para as reações de adição é a quebra da ligação dupla carbono-carbono (C = C) presente nos compostos orgânicos, como, por exemplo, no etileno.
A estrutura mais simples dos polímeros de adição é a do polietileno. O objeto que mais é o plástico, como por exemplo: Garrafa Pet.
2.2 Elastômeros
Os elastômeros são uma classe de polímeros que possuem como principal característica a elasticidade, podendo, em condições normais, deformar-se e rapidamente voltar ao seu estado inicial. Entre eles estão a borracha natural e a borracha sintética.
A elasticidade é uma propriedade marcante da borracha natural. Polímeros que possuem alta elasticidade são conhecidos como elastômeros.
Luvas de poli-isopreno
2.3 Copolímeros
Quando o polímeros é fabricado a partir de um único tipo de monômeros, ele recebe nome de Polímeros Normal. Se houver mais tipo de monômeros usados, será chamado de Copolímeros.
Uns dos importantes copolímeros fabricadas de origens monômeros buta-1,3-dieno e estireno, constitui-se das mais chamada borrachas sintéticas.
2.4 Vulcanização
A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na